in

Aprenda a usar mel e limão para combater a tosse

Como usar mel e limão para combater a tosse

Você vai concordar comigo que a tosse é extremamente irritante. Só de pensar nas horas de sono que perderemos, nas situações embaraçosas de tossir no meio de uma reunião ou romper o silêncio de um local público, já desperta um sentimento de frustração imediato. Pior ainda quando nenhum remédio parece fazer efeito. Diante disso, trazemos uma solução prática e fácil de como lidar e combater a tosse. Nada mirabolante, apenas algumas receitas eficazes de como usar mel e limão para combater a tosse.

Mas, antes de prosseguirmos, vamos esclarecer uma questão essencial: por que tossimos?

Tossir é a maneira do seu corpo responder às irritações na garganta e nas vias aéreas. Os músculos do diafragma se contraem e tentam expulsar a irritação. É por isso que a tosse é considerada benéfica para o corpo, pois elimina o muco.

No entanto, pode acontecer do muco acumular em grandes quantidades, ocasionando aquela irritante tosse incessante e, consequentemente, atrapalhando nosso sono e bem estar.

Benefícios do mel e limão para tosse

O fato é que tanto o mel quanto o limão possuem propriedades poderosas e têm se mostrado muito eficazes no tratamento caseiro para combater a tosse. Vejamos abaixo as propriedades de cada ingrediente:

Propriedades do mel

  • O mel contém propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar as bactérias causadoras da tosse.
  • É carregado com nutrientes vitais, como potássio. Também contém cálcio, manganês, fósforo e cobre. O corpo precisa desses minerais para um funcionamento normal e saudável.
  • A presença de tais nutrientes no mel ajuda a reparar e estimular o crescimento dos tecidos.
    Estes nutrientes também servem como antioxidantes e eliminam os radicais livres nocivos do corpo.

Propriedades do limão

  • O limão é conhecido por ser uma das frutas cítricas ricas em vitamina C. Um copo de suco de limão fornece um terço da dose diária recomendada dessa vitamina.
  • A vitamina C é conhecida por ajudar o corpo a construir o sistema imunológico. Os antioxidantes auxiliam na reparação e prevenção de danos celulares.
  • Os limões têm fortes propriedades antibacterianas e antivirais.

Por que a combinação de mel e limão é eficaz contra a tosse?

A doçura do mel estimula as glândulas salivares e induz a liberação do muco pelas vias aéreas. Além disso, o efeito antimicrobiano e antioxidante do mel restringe a formação do muco, proporcionando alívio completo da tosse.

Por outro lado, o limão ajuda a aumentar a imunidade contra essas infecções, e quando você bebe a mistura de água quente, limão e mel, ele solta o muco, acalma a garganta e limpa as vias aéreas irritadas.

Quem pode consumir mel e limão para combater a tosse?

O inverno é uma estação do ano muito esperada, principalmente após passar por longos dias de calor escaldante no verão. O problema é que quando chega o tão esperado frio, começa vir também as dores de garganta, nariz entupido e as tosses irritantes. Felizmente agora temos a solução ideal para combater não só a tosse, mas também os outros problemas citados acima. Afinal, quem pode consumir as receitas de mel e limão? Vejamos abaixo.

1. Bebês:

Bebês são delicados e sensíveis, portanto, qualquer deslize na medicação pode ocasionar um desastre. Então, precisamos pensar um milhão de vezes (a maneira mais fácil é consultar um médico, por sinal) antes de usar qualquer remédio caseiro em seus bebês. Eles também são os mais suscetíveis às mudanças climáticas, que pode levar à tosse.

No entanto, a mistura de mel e limão, quando usada com moderação, é considerada particularmente segura para bebês.

2. Adolescentes e adultos:

Adolescentes e adultos muitas vezes são vítimas de resfriado e tosse, especialmente com a mudança do clima. Antibióticos são uma opção, mas não são viáveis nem completamente seguros quando tomados em doses maiores por um período mais longo.

Sorte a nossa termos a natureza a nosso favor nos presenteando com: mel, limão, gengibre, alho, etc.

3. Mulheres grávidas:

A gravidez é uma época em que o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças físicas, hormonais e psicológicas. Isso as torna vulneráveis a germes nocivos que vagueiam no ar, incluindo germes do resfriado e da gripe.

4. Idosos:

As pessoas idosas são semelhantes às crianças pequenas. Eles precisam do amor e do carinho de seus cuidadores e são propensos a inúmeros distúrbios comportamentais e físicos, incluindo tosse e resfriado. Mel e limão, no entanto, é uma alternativa segura e barata para medicamentos sem receita, mesmo para os idosos.

Agora que você já sabe do porquê tossimos, dos benefícios do mel e limão, e de quem pode consumir com segurança, trazemos algumas receitas fáceis e caseiras para você combater a tosse. Confira abaixo!

Remédios eficazes de mel e limão para combater a tosse

O mel e o limão podem ser usados em combinação com outros ingredientes e com isso potencializar ainda mais o combate à tosse. Nós compilamos uma série de receitas caseiras comprovadamente eficazes, confira!

1. Receita de mel com limão

Ingredientes

  • 1 xícara de mel orgânico
  • 3 colher de sopa de suco de limão
  • 1/4 xícara de água morna

Modo de preparo

Misture uma xícara de mel com três colheres de sopa de suco de limão. Adicione água morna a ela e mexa até que os ingredientes sejam misturados completamente. Você pode tomar uma colher de sopa dessa mistura duas vezes ao dia. Uma durante o dia e outra antes de ir dormir para um sono tranquilo. Refrigerar a mistura restante de limão e mel para uso posterior. Pode ser usado com segurança por um mês.

Nota: Sempre que você estiver usando mel e limão para tosse, certifique-se de usar mel orgânico e limões frescos.

2. Mel, suco de limão e alho para tosse

A combinação de suco de limão e mel com alho é ideal se você também tiver com o peito congestionado. O alho dissolve o catarro que causa a congestão e ajuda a limpar o tórax.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 colher de chá de alho ralado
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Numa panela, adicione o suco de limão e o alho. Cubra os ingredientes com um copo de água e ferva a mistura. Despeje esta mistura em um copo, adicione uma colher de sopa de mel e mexa a solução. Beba esta mistura uma vez por dia para alívio imediato.

Nota: Você também pode dobrar ou triplicar a porção de suco de limão e alho e ajustar o mel de acordo se você estiver sempre ocupado. Guarde esta solução na geladeira. Adicione uma ou duas colheres de sopa dessa mistura em um copo de água morna antes de usá-la.

3. Mel, limão e gengibre para tosse

Usar gengibre em combinação com mel e limão para se livrar de uma tosse crônica é altamente recomendado. Contém antioxidantes e muitos óleos essenciais e um inibidor especial da tosse, oleorresina.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de raiz de gengibre
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

Numa panela, adicione duas xícaras de água, gengibre e suco de limão. Ferva a mistura e tire-a do fogo. Deixe esfriar por cerca de 20 minutos. Coe e transfira a solução para um copo. Adicione o mel e mexa bem. Beba esta mistura uma vez por dia até a sua tosse desaparecer.

4. Mel, suco de limão e óleo de coco para tosse

O óleo de coco é rico em antioxidantes , substâncias antivirais e antibacterianas, e fornece imunidade ao organismo. Diminui o comprimento e a gravidade da doença.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 1/4 xícara de mel
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Em uma panela, misture duas colheres de sopa de óleo de coco, três colheres de sopa de suco de limão e ¼ xícara de mel. Aqueça a mistura até o óleo de coco derreter completamente. Não deixe a mistura atingir seu ponto de ebulição. Desligue o fogo e transfira esta solução para um recipiente para uso posterior.
Tome uma colher de sopa deste tônico duas vezes ao dia até que os sintomas desapareçam. Você deve reaquecer a mistura antes de consumir.

Nota: certifique-se de comprar óleo de coco essencial em sua forma mais pura para resultados rápidos.

5. Mel, suco de limão e azeite de oliva para tosse

Este xarope natural para tosse é perfeito para cessar as piores crises de tosse.

Ingredientes

  • ¾ xícara de mel
  • ¼ xícara de azeite extra-virgem
  • 2-4 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de alho picado ou 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
  • 1/2 xícara de cebola cortada

Modo de preparo

Pegue um recipiente limpo e coloque uma cebola fatiada, gengibre ralado ou alho picado. Cubra os ingredientes com mel e deixe os ingredientes infundir e descansar por cerca de 8 horas.
Após 8 ou mais horas, adicione o suco de limão e azeite de oliva. Coe a calda e guarde em uma jarra limpa. Para uso a longo prazo, guarde na geladeira. Tem a duração de 4 a 6 semanas quando armazenado no freezer.
Tome uma colher de sopa deste xarope duas vezes por dia para obter alívio imediato da tosse. Você precisará aquecê-lo toda vez que usá-lo.

Nota: Se você não quiser adicionar nenhum dos ingredientes extras, você pode simplesmente misturar suco de limão natural, mel e azeite extra virgem misturando bem. Beba esta mistura quente ou à temperatura ambiente.

6. Mel, limão e canela para tosse

A canela é uma solução para tudo – desde adicionar um sabor distinto às suas sobremesas até a cura de uma tosse irritante.

Ingredientes

  • 1 xícara de mel
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 xícara de água

Modo de preparo

Numa panela, adicione limão, mel e canela em pó. Misture bem.
Aqueça a solução durante meio minuto e depois adicione água. Deixe ferver e depois desligue o fogo. Deixe a solução esfriar um pouco e, em seguida, transfira-a para um frasco de vidro limpo e seco para uso posterior. Tome duas ou três colheres de chá deste xarope antes de ir dormir para uma noite tranquila sem tosse.

7. Mel, suco de limão e vinagre de maçã para tosse

Vinagre de maçã quando adicionado a uma solução de limão e mel, seus benefícios à saúde multiplicam expressivamente .

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de chá de vinagre de maçã
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Pegue um copo e adicione suco de limão, mel vinagre de maçã. Cubra os ingredientes com água fervente e deixe em infusão por um minuto. Mexa a solução e tome-a antes de dormir todas as noites.

Considerações finais

Ao optar por usar o mel e limão como tratamento caseiro para tosse, leve em consideração algumas precauções:

  • De acordo com especialistas, o mel contém Clostridium botulinum, um tipo de botulismo que pode causar intoxicação alimentar fatal em crianças. Com isso, deve-se evitar o tratamento caseiro a base de mel e limão a bebês com menos de um ano de idade.
  • Se você está tendo dificuldade em engolir e para respirar, mel e limão em água quente, embora possa combater a tosse, não irá curar a causa raiz da doença. Neste caso, você deve consultar um médico.
  • Você deve evitar o tratamento de mel e suco de limão se você é alérgico a esses ingredientes ou sofre de algum problema na vesícula biliar.

A combinação de suco de limão e mel é potente o suficiente para eliminar não apenas o resfriado, mas também outros sintomas associados a ele. É fácil de preparar em casa, muito econômico, e não tem absolutamente nenhum efeito colateral, tornando-se um tônico seguro para adultos e crianças.

Compartilhe com seus amigos e família este post!

fontes:

https://medlineplus.gov/cough.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3609166/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2269714/
https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-Consumer/
https://medlineplus.gov/antioxidants.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4103721/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3604064/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4247320/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

como aliviar a dor nas costas

Como aliviar a dor nas costas – 9 Remédios caseiros