in

Como aliviar a dor nas costas – 9 Remédios caseiros

como aliviar a dor nas costas
Profile portrait of a young man at the desk with a laptop, stretching, backache position. Business concept photo, lifestyle

Aprenda aliviar a dor nas costas com estes 9 remédios caseiros

Convenhamos que dor nas costas é muito desagradável e tem um impacto determinante em nossa rotina. Pode haver diferentes níveis de dores, bem como diferentes causas. Seja por motivos de trabalho, principalmente se você passa muito tempo sentado, ou após os primeiros dias de academia, até mesmo sua postura pode ocasionar dores localizadas. Independente dos motivos, qualquer consequência é sempre desagradável e é justamente isso que vamos tratar neste artigo dando dicas de como aliviar a dor nas costas com 9 receitas de remédios naturais.

Abaixo, você confere um pouco mais das causas, sintomas e alguns remédios naturais para te ajudar de forma prática aliviar suas dores.

Causas da dor nas costas

Infelizmente, nosso corpo embora tenha suas qualidades, ainda continua sendo muito vulnerável e relativamente frágil. Com isso, qualquer dano ou lesão por mais branda que seja, já é suficiente para acarretar dores nas costas. Dentre muitas causas, podemos enumerar estas:

  1. Levantar inadequadamente um objeto
  2. Levantar inadequadamente um objeto bem pesado
  3. Postura inadequada
  4. Colchão inadequado
  5. Insônia
  6. Infecção que pode afetar a coluna
  7. Artrite
  8. Idade (os idosos são mais afetados pela dor nas costas)
  9. Sexo (as mulheres são mais propensas a dores nas costas do que os homens)
  10. Gravidez
  11. Exercício físico exagerado ou feito inadequadamente

Provavelmente se você sofre com dores nas costas, foi por algum motivo citado acima, no entanto, às vezes a causa permanece desconhecida. E essas dores acarretam sintomas que podem nos ajudar a determinar um diagnóstico mais preciso. Veja alguns destes sintomas.

Sintomas de dor nas costas

Os sintomas mais comuns de dor nas costas são:

  • Aumento da temperatura corporal
  • Inchaço nas costas
  • Dor lombar incessante
  • Dormência ao redor das costas e nádegas
  • Em alguns casos, a dor se estende até as pernas e joelhos
  • A dor não pára de piorar

Sintomas como estes descritos acima são razoavelmente moderados, mas caso você perceba que as dores são críticas, não hesite em procurar um médico especialista. Supondo que suas dores não sejam tão graves e crônicas, mas de certa forma, estejam sendo um empecilho em sua rotina, trazemos 9 receitas caseiras que podem te ajudar a aliviar as dores nas costas.

Como aliviar a dor nas costas naturalmente com:

  1. Azeite
  2. Gelo
  3. Vitaminas
  4. Gengibre
  5. Alho
  6. Banho quente
  7. Chá de camomila
  8. Leite
  9. Abacaxi

Receitas caseiras para aliviar a dor nas costas

1- Azeite

Você vai precisar

  • 1 colher de sopa de azeite

Preparo

Aqueça um pouco de azeite e massageie suavemente as costas. Faça pelo menos 1 vez por dia.

Por que funciona?

Estudos já têm mostrado a eficácia das propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do azeite de oliva. Eis aqui um ingrediente perfeito com uma combinação de propriedades que vai te ajudar a aliviar a dor nas costas.

2- Gelo

Você vai precisar

  • Bolsa com gelo

Preparo

Aplique uma bolsa de gelo na região lombar e deixe-a por 15 a 20 minutos. Faça isso 1 a 2 vezes por dia.

Por que funciona?

Gelo também é uma boa solução para quem busca alívio nas costas, segundo estudos. Também possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos.

3- Vitaminas

A maioria das vitaminas são eficazes para combater os sintomas e proporcionam alívio às dores nas costas, segundo estudos. Vitaminas como: B12, C, D, e E além de possuírem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, também podem reduzir e tratar os sintomas, bem como promover sua saúde de forma geral. Recomenda-se consumir tais vitaminas através de sua dieta, em vez optar por suplementos. Não deixe de procurar ajuda médica caso decida tomar suplementos para estas vitaminas.

4- Gengibre

Você vai precisar

  • 1 ou 2 pedaços de gengibre
  • 1 xícara de água quente
  • Mel (opcional)

Preparo

Disponha o gengibre em uma xícara de água quente por 5 a 10 minutos. Adicione mel para saborear e consumir antes de esfriar. Faça isso pelo menos 2 vezes ao dia.

Por que funciona?

O gengibre possui um componente ativo chamado gingerol que é famoso por seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos.

5- Alho

Você vai precisar

  • 8 a 10 dentes de alho
  • Uma toalha limpa

Preparo

Soque o alho de modo a formar uma pasta fina. Aplique esta pasta na área dolorida e cubra-a com uma toalha limpa. Deixe-o por 25 a 30 minutos e limpe a área com um pano molhado. Faça pelo menos 2 vezes por dia. Você também pode mastigar 2 a 3 dentes de alho todas as manhãs.

Por que funciona?

O alho contém componentes conhecidos por seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos Os efeitos combinados desses compostos podem ser muito úteis no tratamento da dor nas costas.

6- Banho quente

Isso mesmo! um belo banho quente é muito mais que relaxante, ele pode ajudar a aliviar as dores nas costas. Semelhante as almofadas térmicas, a própria natureza analgésica do calor, combinada com o efeito curativo da água, tem se provado ser um alívio à dor e inflamação nas costas.

7- Chá de camomila

O famoso chá de camomila é muito conhecido por se um calmante natural, muito usado por quem sofre de insônia ou deseja simplesmente relaxar. Por outro lado, o chá de camomila também possui o potencial de aliviar a dor nas costas.

Você vai precisar

  • 1 colher de chá de camomila seca
  • 1 xícara de água quente
  • Mel (opcional)

Preparo

Embeba a camomila seca em um copo de água quente por 5 a 10 minutos. Adicione mel para dar sabor e consuma este chá antes de esfriar. Faça isso pelo menos 2 vezes ao dia.

Por que funciona?

A camomila é também conhecida como aspirina de ervas, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e de alívio da dor. Segundo estudos, essas propriedades da camomila podem oferecer alívio da dor, inchaço e inflamação.

8- Leite

Você vai precisar

  • 1 copo de leite

Preparo

Aqueça um copo de leite e consuma-o diariamente 1 a 2 vezes por dia.

Por que funciona?

Já foi comprovado que o leite possui propriedades anti-inflamatórias, requisitos necessários para tratar a dor nas costas. Além disso, o leite é uma rica fonte de cálcio que pode ajudar a fortalecer os ossos, prevenindo a recorrência da dor, que também pode ser resultado de ossos fracos.

9- Abacaxi

Você vai precisar

  • 1/2 xícara de abacaxi
  • 1 xícara de água

Preparo

Misture o abacaxi com água. Consuma diariamente. Alternativamente, você também pode comer meia xícara de abacaxi.

Por que funciona?

Os abacaxis são uma fonte rica de uma enzima chamada bromelina. A bromelaína exibe propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem ser úteis no tratamento da dor nas costas.

Estas 9 receitas caseiras de como aliviar a dor nas costas certamente será uma ajuda imensa para você que tem sofrido e convivido com esse mal. Siga regularmente estas dicas que logo os resultados aparecerão. Para potencializar ainda mais os resultados, recomendamos seguis as seguintes dicas de prevenção abaixo.

Dicas preventivas

  1. Evite o excesso de alimentos como açúcar, grãos refinados, produtos lácteos e carne vermelha, todos conhecidos por causar inflamação que pode piorar sua dor nas costas.
  2. Aumente sua ingestão de frutas e vegetais frescos, peixes, nozes e iogurte. Estes alimentos além de anti-inflamatórios, também são uma fonte rica de cálcio.
  3. Pratique exercícios de ioga, que exigem que você estique as costas e as pernas.
  4. Certifique-se de fornecer apoio para as costas quando se sentar ou deitar-se por longos períodos de tempo.
  5. Tire Delicie-se com uma massagem suave e relaxante como uma terapia para tratar sua dor nas costas.
  6. Beba muita água para manter os discos de sua coluna hidratados e saudáveis.

Uma combinação dessas receitas caseiras e dicas preventivas pode ajudá-lo a tratar a dor nas costas e seus sintomas em um ritmo mais rápido. No entanto, se você sentir que sua dor nas costas é muito grave, consulte seu médico e procure tratamento apropriado imediatamente. Mas, para essas pequenas dores nas costas, use as dicas ensinadas aqui. Compartilhe!

*Nota: O site Mega Dicas é puramente informativo, os artigos postados aqui não substituem o diagnóstico, nem o tratamento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda a usar mel e limão para combater a tosse

Dicas de maquiagem para pele oleosa